Aldeia de Quintãs candidata às 7 Maravilhas – Aldeias de Portugal
Fundão
2016-12-16 11:05:56
Povo da Beira

A Aldeia de Quintãs, na Freguesia de Três Povos no Concelho do Fundão é a primeira aldeia candidata na eleição das 7 Maravilhas - Aldeias de Portugal. Esta eleição marca o regresso das 7 Maravilhas na promoção da identidade nacional.

“É com prazer que divulgamos a primeira aldeia a completar o processo de nomeação às 7 Maravilhas. Parabéns à aldeia de Quintãs pela rapidez. Estamos a ser inundados de candidaturas e de pedidos de esclarecimentos. Esperamos ver o país de norte a sul, das ilhas à raia a participar de forma massiva, numa enorme celebração do património português”, disse Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

Candidata na categoria de “Aldeias Rurais”, Quintãs tem as suas origens na memória dos tempos. Na ficha de candidatura, os promotores evidenciam o largo da Igreja (o rossio da terra), as gentes da terra e os pastores, os saberes, superstições, lendas e tradições locais, bem como o “Povo laborioso” que “é sobretudo na agricultura e pastorícia, que encontra o seu sustento e a sua arte de viver”.

As candidatas a 7 Maravilhas – Aldeias de Portugal são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região. As categorias são: Aldeias com História; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas. Qualquer aldeia pode candidatar-se em múltiplas categorias.

As 7 Maravilhas são um dos maiores ícones de promoção turística nacional, um conceito mobilizador de milhões de pessoas em todo o mundo. Passaram 10 anos desde a primeira eleição, a 07.07.2007 no Estádio da Luz, com as Novas 7 Maravilhas do Mundo e as 7 Maravilhas de Portugal. Desde então o conceito promoveu o património histórico de origem portuguesa no mundo, a natureza, a gastronomia e as praias portuguesas.

A última eleição no nosso país teve lugar em 2012, com as 7 Maravilhas – Praias de Portugal. As eleições 7 Maravilhas são casos de sucesso de participação pública, com temas que marcam a agenda nacional. As Aldeias são o património nacional a promover em 2017. As candidaturas decorrem até 7 de Março de 2017. 



Última edição